Astrologia, uma ciência da alma humana!

Astrologia, uma ciência da alma humana!

Decifrar as mensagens dos astros numa interpretação de um mapa de nascimento, pode iluminar e fazer entender qual a nossa jornada de vida. Numa análise astropsicológica são usados recursos como mitos, contos de fadas, arquétipos… Com esse tipo de leitura, é possível jogar luz a padrões de personalidade, problemas recorrentes e dinâmicas de comportamento que estamos condicionados a ter. Além disso, permite enxergar quais as possibilidades de mudanças e como conseguir concretizá-las. Céticos costumam vulgarizar a Astrologia, deixando-a em segundo plano, como se fosse esoterismo ou adivinhação. Mas o fato é que, ela faz parte da história da humanidade há milênios e ajudou a desenvolver a agricultura e a própria ciência. Se o estudo dos astros antes era usado para prever catástrofes e guiar plantações, com o tempo ele passou a ser aplicado para estudar o caráter das pessoas. Astrologia é pura matemática e, simplificando ao máximo, é a tentativa de estabelecer uma relação direta entre o macro cosmo (os planetas) e o micro (nós). Se os astros influenciam tanto o planeta Terra, por que não nos influenciaria? Somente fazendo o mapa astral completo nós podemos conhecer de fato uma pessoa, são muitos detalhes a considerar e somos a soma dos 12 signos, dos 4 elementos, dos 3 ritmos, os 6 eixos de oposição, do livre arbítrio que faz cada um escolher em qual via do seu mapa vai atuar a cada momento… enfim……a complexidade da análise de um mapa de nascimento vai muito além de tudo que ouvimos daqui e dali, já que o assunto está bem na moda… 

Mas na verdade, é um assunto atemporal. Os reis magos, os velhos e velhas xamãs das tribos, enfim… como diz o início do texto a astrologia está na história da humanidade querendo ou não quem dúvida. E não ficamos apenas na antiguidade!! Carl Jung, que foi um psicanalista suíço, discípulo de Freud, é o responsável pela introdução da astrologia na psicanálise. Para Jung, na astrologia estão condensados todos os conhecimentos da psicologia da Idade Antiga. De maneira intuitiva, os doze signos do zodíaco se transformaram em um resumo das realidades psíquicas. Eles configuram o que Jung chamou de “arquétipos” que são padrões psicológicos que vivem no inconsciente coletivo….

Eles são padrões ou modelos psicológicos que vivem no inconsciente coletivo. Seus postulados são profundos e interessantes, e conseguiram se superar a ponto de criar uma abordagem da psicologia que se mantém vigente até os dias atuais.

Jung desenvolveu o conceito de “sincronicidade” na sua teoria. Trata-se de um postulado que considera a presença da astrologia na psicanálise. A sincronicidade faz referência a eventos que geram coincidências. Para Jung, estas coincidências obedecem a fios invisíveis que conectam todas as coisas. Isso concorda com os princípios astrológicos. Segundo esse conhecimento, existem forças invisíveis que fluem no Universo. Estas forças estão se combinando constantemente e proporcionam o acontecimento de eventos na vida de uma pessoa.

Muitos astrólogos se amparam nos conceitos de Jung para elaborar as suas interpretações. Um caso bastante particular é o de Richard Tarnasamp. Este erudito tem uma formação muito especial: é filósofo formado pela Universidade de Harvard, mas também psicólogo e astrólogo. Ele conta que chegou à astrologia depois de conhecer os ensinamentos de Jung. Sua aproximação inicial foi, especialmente, empírica. Ele ficou surpreso ao descobrir que as cartas astrais de Galileu, Einstein e Darwin eram muito parecidas, e também que se repetiu a mesma configuração planetária durante um concerto de Beethoven e o show mais apoteótico de Jimi Hendrix. Uma frase resume a sua postura: “Sua psique é a respiração do cosmos”.

O fato é que a Astrologia deve continuar um assunto polêmico por algum tempo ainda… A Era de Aquário certamente porá fim a minhas dúvidas sobre ela. Enquanto isso, a Astrologia como ferramenta de autoconhecimento promete um olhar profundo sobre nossa existência, a sociedade e os ciclos históricos, e é possível, inclusive, nos ajudar a gerenciar melhor a vida. A partir da leitura astrológica, temos uma percepção mais acurada dos nossos caminhos e escolhas, seja de profissão, habilidades, saúde, relacionamentos, adicções e outros padrões. Isso porque, analisar os trânsitos e progressões planetárias como ciclos em desdobramento, pode falar muito sobre nosso desenvolvimento individual.

Um dos jeitos de obter esses direcionamentos é fazendo o mapa natal, que pode sugerir ao astrólogo dicas práticas para que seu cliente lide com desafios pessoais da melhor maneira. A leitura psico-astrologica desse mapa vai olhar a vida através de arquétipos e símbolos. A Astrologia tem muitos ramos e aplicações, todas com seu valor numa interessante diversidade, até porque cada pessoa vai buscar o que acha decisivo para si.

Faça seu mapa astral!!

Tenho certeza que irá se surpreender!

CrisCabral

astrologicamentecorreto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *