Ayurveda e os doshas
Já ouviu falar?
Você vai gostar de conhecer essa ciência milenar!
Ayurveda significa a ciência da vida, sabedoria desenvolvida pelos indianos há mais de oito mil anos, um dos mais antigos sistemas medicinais existentes. Considera o corpo um único e imenso organismo, e parte do pressuposto que tratamento de uma doença engloba o cuidado do corpo como um todo.
De acordo com a ciência indiana, o corpo e a mente estão atrelados, um influencia o outro tanto no aspecto positivo quanto negativo. Um médico ayurvédico sabe que para curar uma pessoa é necessário investigar áreas específicas do paciente. Propõe uma abordagem holística, considerando seu estilo de vida, alimentação e o lugar que ocupa no mundo.
Este é o ponto a partir do qual o ayurveda começa a explicar o conceito de bem-estar holístico. Quando as células estão desequilibradas o corpo adoece e a mente perde o foco. Swastha que no ayurveda significa Stha – Equilibrado e Swa – no Ser, ou seja, é quando a mente está em equilíbrio com o corpo e o Ser pode se expressar livremente.
A medicina ayurvédica nos ajuda a desenvolver a consciência suprema de nós mesmos, introduzindo o conceito dos Três doshas, os pilares do equilíbrio: Vata, Pitta e Kapha. Conhecer os princípios básicos do ayurveda ajudará a compreender e ouvir o seu corpo.
Ayurveda vê a saúde e a doença como o resultado de como interagimos com o mundo, em termos de crenças pessoais, percepções, pensamentos e sentimentos, que são os elementos que determinam em última instância nossas ações. Ações em harmonia com nossa natureza interna criam saúde, enquanto aquelas em desarmonia com nossa natureza interna criam doenças.
Uma pessoa saudável é aquela que tem os três doshas em equilíbrio, ou seja, a harmonia dos cinco elementos que compõem o corpo: ar, água, terra, fogo e éter. Cansaço, estresse, ansiedade, desequilíbrio emocional, são sinais de que algo saiu do eixo natural de nossa essência.
Os Três Doshas
Para a Ayurveda, os doshas são o que caracteriza o perfil biológico de uma pessoa. De acordo com a tradição, os doshas se dividem em três:
Vata, Pitta e Kapha.
Cada indivíduo tem um elemento da natureza dominante e demais combinações. Isso quer dizer que todos contam com os diferentes tipos de dosha em seu próprio alinhamento, mas eles se apresentam em proporções diferentes.
“O ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980.
Cada vez mais conhecido no Ocidente, esse milenar sistema de saúde vindo da Índia propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional.
Para entendê-lo, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios. O foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim seria possível estar realmente saudável – e feliz.
Claro que esse post não tem nenhuma intenção de lhe dizer para substituir qualquer tipo de tratamento alopático que esteja fazendo. Apenas é uma mostra de outra visão de cura e alternativa para manutenção da sua saúde!”
CrisCabral
AstrologiaComportamental
astrologicamentecorreto