Os Três Reis Magos: astrólogos, bruxos e alquimistas!
Dia 06 de janeiro: Dia de Reis e Dia do Astrológo!!
DIA DOS REIS MAGOS/ASTROLOGOS
Feliz Dia de Reis, data também consagrada a astrólogos! O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é aquele em que o Menino Jesus, recém-nascido, recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1):três Reis Magos. A visita ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”. Muita gente acha que a astrologia está neste episódio bíblico representada pela Estrela de Belém. Os Reis Magos estavam seguindo uma estrela, não muito diferentemente dos astrólogos, que “seguem” as estrelas nos mapas. É uma leitura interessante, mas não necessariamente precisa. Os três personagens bíblicos eram, na verdade, astrólogos. Naquela época, a palavra mago se referia a uma importante autoridade, na realidade a uma casta persa sacerdotal. Os persas praticavam o Zoroastrismo, que não envolvia feitiçaria. Portanto, eram magos sem magia. Na realidade, esses “magos” persas eram astrônomos e astrólogos (na época, era a mesma coisa, lembrem-se), que seguiam as estrelas e interpretavam sonhos. Por causa disso, no dia 06 de janeiro se comemora além do Dia de Reis também o Dia do Astrológo!! Acompanhe no post um pouco dessa “lenda” “história” ou fato….
Embora o cristianismo renegue certa classe de homens sábios e os tenha perseguido durante séculos, a eles dedica um dos dias mais importantes de seu calendário: o “dia dos reis magos”.
Os reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior (ou Melchior) são mencionados no Evangelho de Matheus, como os “magos” ou “magoi” em grego. Consta que seguiram a estrela e quando chegaram até Jesus presentearam-no com incenso, ouro e mirra. É oportuno esclarecer que, segundo alguns historiadores, o dia do nascimento de Jesus foi dia 17 de abril do ano 6 a.C., considerando-se as correções do calendário gregoriano, e não dia 25 de dezembro.
Os nomes dos três Reis Magos são referências apócrifas que a Igreja não conseguiu apagar da memória e da tradição popular e se mantém viva até os dias de hoje.
No dia 06 de janeiro é comemorado junto ao Dia dos Reis o Dia do Astrológo!! Magos, astrológos ou alquimistas??
Vamos conhecer um pouco sobre eles!!
Na época que esses sábios homens viveram, para se saber o lugar e o dia dos nascimentos tinham que conhecer o mapa do céu, eis porque os reis magos seguiram a singular estrela de Belém a fim de encontar o menino Deus. A configuração celeste tratava-se de uma conjunção de Marte/Saturno/Júpiter, dando a impressão para quem olha da Terra, de ser uma grande estrela, o que prova que realmente eles eram Astrólogos.
Além disso eram também alquimistas, porque seus presentes possuíam uma referência estritamente conhecida apenas pelos discípulos da filosofia mágica. Melchior deu ao Menino Jesus ouro, presente reservado aos reis. Gaspar ofereceu-lhe incenso (ou olíbano) presente reservado aos sacerdotes. Por fim, Baltasar fez um tributo de mirra, em reconhecimento da humanidade. A mirra era presente para um profeta. Desta maneira, temos o Menino Jesus reconhecido como Rei, Deus e Profeta.
Melchior, Baltasar e Gaspar eram considerados pessoas muito importantes, e estrangeiras, o que aumentava o respeito entre os simples pastores da Judeia. Talvez por isso tenham sido chamados de reis. O respeito a astrólogos perdurou durante séculos, quando imperadores, reis, papas e chefes de Estado recorriam aos conhecimentos astrológicos para planejarem suas vidas e governarem seus reinos.
Até a Idade Média, o Dia de Reis era mais importante do que o Natal. Nesta data eram distribuídos presentes. Ainda hoje, existem lugares na Europa em que se presenteiam as crianças, como os magos o fizeram, entregando ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
Feliz Dia de Reis e Feliz Dia do Astrólogo!
CrisCabral
AstrologiaComportamental
astrologicamentecorreto