Tampar o umbigo: proteção ou superstição?
Saiba os fundamentos para esse pequeno ritual e entenda como utilizar dessa prática com consciência:
Era uma vez um cordão umbilical, que cortado tornou-se um coto, que caído tornou-se umbigo. Essa marca de nascença, cicatriz primeira, a evidência carnal de nosso vínculo com o outro, de nossa interdependência, a mais terna e materna memória talhada na pele, inscrita bem no meio do corpo, pra não deixar dúvida, pra não levantar suspeitas. Seja por sua originária importância vital, pelo impacto na constituição de nossa psiquê ou mesmo por sua posição chácrica, o umbigo é um signo físico que todos carregamos. Ele não é apenas um rasgo biológico passível de ser remodelado, é também, e principalmente, um registro indelével de que um dia estivemos visceralmente conectados a outra pessoa, e absolutamente dependentes dela. Daí emerge sua importância para nossa psiquê.
O umbigo esconde muito mais mistérios, significados, potências e energias do que poderiamos supor. Uma parte do nosso corpo que é ponto de concentração de energia vital que impacta diretamente a saúde. É o principal centro energético da digestão e esforço físico. A ligação de nossas entranhas com o mundo lá fora.
Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo ou mesmo o cobrir com as mãos quando se sente alguma energia estranha, é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.
Para colocar em prática qualquer forma de ritualística é importante que se busque o fundamento daquela prática, para que se faça com consciência, e atinja os resultados esperados
Tampar o umbigo, um ato simbólico:
Quando temos um dos chakras bloqueados ou em desequilíbrio, naturalmente abrimos espaço para que outros chakras entrem em desequilíbrio ou também sejam bloqueados.
O ato de tapar o umbigo é propriamente um ato simbólico, um comando para que seu chakra se feche para, com isso, evitar que energias externas se adentrem no seu campo. Tapar o umbigo, colocar um cristal, um símbolo ou outra forma de proteção é bem-vinda, quando sabemos o que estamos ativando em nosso campo.
A proteção começa na mente
A linha tênue entre a superstição e a proteção é o conhecimento que você tem daquela prática. Então sim, tapar o umbigo, que é a porta de entrada das energias, protege seu campo, mas quando utilizado de forma sábia.
O ato de tapar o umbigo é um ritual de proteção rápido e para momentos pontuais. Por exemplo, você irá a uma reunião com muitas pessoas e você naturalmente absorve muitas energias externas. Então, no período da reunião você pode sim colocar o esparadrapo no umbigo (ou até mesmo sua mão para situações não esperadas como um conflito ou conversa desafiadora).
É importante, no entanto, remover logo após a reunião e buscar perceber como está sua energia e se é necessário alguma forma de harmonização.
O ritual de tampar o umbigo é uma crença muito antiga e se baseia no fato de que, ao tampar o chakra umbilical você repele energias negativas externas que possam tentar entrar no seu campo.
Tampar o umbigo, sim, energeticamente falando, pode agir como uma medida preventiva imediata quando estamos desalinhadas e desarmonizados. Se você anda se sentindo muito sem sorte ou como uma esponja absorvendo tudo o que está ao seu redor, pode estar estamos vulnerável a energias de baixa vibração.
Você pode tampar seu umbigo com um esparadrapo, consciente do ato e atraindo a proteção enquanto o estiver usando. Para momentos específicos, como sair em locais públicos, conexões com pessoas em momentos desafiadores, ter que ir a um velório ou hospitais onde muitos estão sofrendo, você pode até colocar uma ou ambas as mãos em cima de seu umbigo sem que ninguém perceba.
Vou sugerir algumas formas de proteção rápidas para situações pontuais:
Cristal: colocar no umbigo uma pequena pedra de hematita (que tem a função de dissipar a energia negativa, trazer proteção e evita que se absorva energias de baixa vibração), olho de tigre (afasta energias ruins, neutraliza forças negativas e auxilia na resolução de conflitos) ou ainda jaspe vermelha (uma das pedras mais poderosas para afastar ataques energéticos, inveja, magia e energias de baixa vibração).
Símbolos: para os reikianos, seus símbolos tem o poder de fechar o seu campo trazendo proteção e ainda elevar sua frequência energética.
O pentagrama, cruz, o OM e a estrela de Davi são outros exemplos de símbolos que podem ser desenhados ou colados tanto no umbigo quanto nas costas, logo abaixo do pescoço.
Mas galera, toda forma de magia, proteção e cura parte do princípio mental, da intenção e firmeza do que você deseja. Então não basta colar um esparadrapo no seu umbigo, é necessário intencionar o fechamento daquele chakra enquanto o esparadrapo estiver ali, com o propósito de proteção.
A linha tênue entre a superstição e a proteção é o conhecimento que você tem daquela prática. Então, sim, tapar o umbigo, que é a porta de entrada das energias, protege seu campo, principalmente seu plexo solar, mas quando utilizado de forma sábia.
Namastê!
Criscabral
AstrologiaCompotamental
astrologicamentecorreto